Dezembro, um tempo de preparação para a celebração do Natal, com a expectativa da harmonia entre os povos, celebramos o novo ano com a chegada dos Reis Magos. Uma viagem do movimento, de programação, de gestão de expectativas.
No Natal, associada a alegria de nascimento de uma criança, regressam as memórias dos rostos familiares, os cheiros que nos remetem a um ambiente familiar afetuoso, os silêncios entre vozes que cantam hinos de louvor.
Celebramos o dia de Reis e com eles, a expectativa de receber os desejados presentes de Natal.
Na sala, o avô chama pelos príncipes, os netos, que com olhos esbugalhados, sorrisos largos no rosto, aguardam ofegantes os tesouros. Cada um recebe uma ou duas tâmaras, fruto exótico, oriundo da terra dos Magos. Assim se celebrava em família, o cuidar, o amor às Sementes de Tamareira.
Este foi o titulo impresso, em livro, para que o Amor perdure no tempo, na família. Um tesouro.
A viagem pode ser externa com a visita de familiares aos vários locais dispersos pelo mundo ou pode ser uma viagem interna questionando os valores recebidos até então.
Durante qualquer viagem surgem interrogações. Questionava-me acerca da longa viagem dos Magos, preparada há algum tempo, trouxeram o melhor que tinham para oferecer a uma criança, para lhe garantir o futuro! Símbolo de que as crianças são a esperança da humanidade.
Ao regressarem a casa que silêncios ou promessas levariam? Qual teria sido o impacto daquele encontro entre família do menino e os visitantes?
Cada viagem traz consigo uma promessa: a de nos mostrar algo novo, mesmo que seja apenas um detalhe esquecido na pressa dos dias.
Viajar é aprender a agradecer. Agradecer os caminhos que nos levam, as pessoas que nos acolhem, as histórias que se cruzam com as nossas e os horizontes que se abrem. É descobrir que o mundo é imenso, mas que há uma linguagem comum feita de sorrisos, gestos e olhares.
No fundo, cada viagem é um regresso. Voltamos sempre diferentes, mais leves ou mais cheios, mas sempre transformados. E é nessa transformação silenciosa que reside a verdadeira beleza de viajar.
Boa viagem nos próximos dias de 2026!

Ana Bela Dinis
Autora
Apaixonada pela vida e pela escrita!
Inscreva-se na minha newsletter
Categorias
Política de Privacidade | Termos de Utilização | Termos e Condições de Venda
Ana Bela Dinis . Todos os Direitos Reservados . 2025